O INSS é órgão federal que regulamenta a aposentadoria, sendo assim todos os trabalhadores, contribuintes, estão ligados a ele.
Imagem: Social Previdência |
No entanto em alguns casos quando há dívida por parte do trabalhador com o INSS é comum que se instale uma preocupação com o futuro, mas para resolver essa situação o INSS criou medidas para regularizar a situação daqueles que ficam em atraso com o órgão.
É sobre estas medidas que nós vamos falar ao longo deste artigo, portanto caso você tenha dúvidas sobre o assunto continue lendo este artigo para que possamos te explicar melhor algumas coisas.
INSS atrasado
Todos os cidadãos têm noção de que a aposentadoria do INSS é a mais firme garantia de um futuro mais seguro, durante a velhice, para os trabalhadores. Mas para que você tenha direito a aposentadoria do INSS é necessário que você contribua com o órgão.
É por este motivo que aquelas pessoas que acabam ficando em atraso com o órgão buscam regularizar esta situação da forma mais rápida possível, para assim resguardar seus direitos para o futuro. Isso faz com que o GPS seja uma das maneiras mais procuradas para que a regulamentação seja feita.
Atualmente o número de trabalhadores autônomos e informais tem crescido muito, mesmo estes trabalhadores buscam contribuir com o INSS, mas para eles é necessário ter atenção redobrada na hora de manter o GPS com o pagamento atualizado.
É claro que muitas vezes acontecem esquecimentos, ou até mesmo situações financeiras que impossibilitam o pagamento dos boletos em dia e por consequência disso o INSS criou algumas medidas para que os trabalhadores possam realizar os pagamentos e atraso.
Previdência Social: Serviços prestados
A previdência social, é conhecida por muitos por regulamentariza a aposentadoria dos trabalhadores, mas além disso há outros serviços prestados pelo INSS aos trabalhadores como por exemplo o auxílio doença INSS, salário família, a já conhecida aposentadoria, o auxílio acidente, a pensão por morte, o auxílio reclusão, o seguro desemprego, o salário Maternidade 2020, além destes ainda existem outros não citados aqui.
Todo e qualquer cidadão que está em dia com a Previdência Social tem direito a qualquer um destes benefícios e este é um dos mais importantes motivos para que os trabalhadores mantenham em dia as suas contribuições, afinal em caso de algum acidente, por exemplo, é necessário que o trabalhador esteja em dia com a previdência para que possa receber o benefício.
Como o trabalhador pode emitir GPS com o INSS em atraso
Se você, como muitos outros brasileiros, contribui individualmente com a previdência e acabou atrasando seus pagamentos não se desespere e saiba que existem sim maneiras de resolver esta situação.
A primeira coisa que você deve fazer é acessar o Sistema de Acréscimos Legais (SAL), com isso você poderá fazer o cálculo de quanto está devendo para a previdência em multas.
Em seguida você deve receber um boleto de sua dívida, assim que você pagar sua dívida estará mais uma vez em dia com a previdência social, mas deve sempre estar atento para não voltar a ficar em atraso com o INSS.
Vamos te mostrar abaixo um passo a passo de como você pode realizar essa operação de forma inteiramente virtual. Veja:
1- O primeiro passo que você deve realizar é acessar o Sistema de de Acréscimos Legais (SAL)
2- Em seguida que você tenha acessado o site, clique na barra de opções que fica no canto esquerdo da tela e em seguida selecione a opção destacada como “Módulos”.
Anúncios
3- Em seguida você deve selecionar a opção em que você se encaixa.
4- Depois que você tenha realizado essas operações será necessário que você informe alguns dados, número do PIS ou PASEP.
5- Em seguida você deve informar o código e segurança no lugar onde está indicado.
6- Após ter realizado todas essas etapas do processo basta que você clique na opção destacada como “Confirmar”.
Assim que você realizar este processo, que como você pode ver é bastante simples e rápido, você terá acesso a informações que lhe informarão há quantos meses você está em atraso com o INSS, sendo assim você também conseguirá realizar a conta de suas multas.
Você poderá em seguida realizar a impressão de um boleto de sua dívida, vale lembrar que neste boleto já estarão inclusas as suas multas. Lembre-se de que você só estará novamente em dia com a contribuição do INSS quando o pagamento do boleto for realizado.
Outra informação importante sobre a dívida é que o valor dos juros é de 1% do valor total que está em dívida a cada mês, ou seja quanto mais tempo passar mais sua dívida deve aumentar, portanto procure não deixar ela acumular por muito tempo, pague o mais rápido possível para não acabar perdendo dinheiro.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como realizar o pagamento de sua dívida e que as informações contidas nele tenham sido úteis.