Anúncios
Infelizmente, está cada vez mais comum os golpes realizados utilizando cartões de crédito, que vão desde a clonagem do seu cartão até as compras que são realizadas no seu nome, caracterizando assim uma fraude.
Apesar de ser muito comum, muitas pessoas ainda não sabem qual a melhor forma de lidar com a situação ou de descobrir quem exatamente está utilizando o seu cartão para realizar essas compras sem a sua autorização. Por isso, criamos um texto completo com tudo o que você precisa saber em relação a estas fraudes.
Fique por dentro das principais informações sobre fraude no cartão de crédito!
Como são realizadas as fraudes no cartão de crédito?
Existem diversas formas diferentes de fraudar um cartão de crédito e isso vai depender muito de quem está realizando o ato, então iremos detalhar apenas os mais comuns para que você fique sempre atento quando for realizar uma compra.
A primeira, e mais comum, é feita diretamente em um caixa eletrônico, onde uma pessoa fica prestando atenção às suas senhas e códigos e em determinado momento consegue realizar uma troca dos cartões físicos sem que a pessoa perceba, conseguindo utilizar o cartão posteriormente para realizar compras e transações.
Outra fraude bastante utilizada é quando o vendedor pede para que você passe o seu cartão de crédito duas vezes na máquina de pagamento, alegando que um erro aconteceu. Dessa forma, o valor acaba sendo descontado duas vezes da sua conta ou do seu limite de crédito.
Por fim, existe também a possibilidade dos golpistas entrarem em contato com você por telefone, alegando ser da central de atendimento e solicitar os dados do seu cartão de crédito com a desculpa de que houve uma “tentativa de utilização”. É claro que tudo isso não passa de uma mentira e você nunca deve fornecer os dados do seu cartão de crédito para alguém, seja por telefone ou e-mail.
Agora que você já sabe quais são as principais formas de fraude que os golpistas utilizam para pegar as nossas informações, também é importante saber como descobrir quem utilizou o seu cartão de crédito sem a autorização.
Como saber quem usou o seu cartão de crédito?
A primeira coisa que deve ser feita quando existe a possibilidade do seu cartão de crédito ter sido fraudado é consultar a sua fatura e verificar onde a compra foi realizada. Mesmo sem o endereço exato, o local da compra acaba sendo um norte para resolver os problemas.
Depois disso, você deverá entrar em contato com a central de atendimento da sua instituição financeira e pedir informações sobre a respectiva compra, para posteriormente entrar em contato com o PROCON e resolver a situação da fraude do seu cartão de crédito.
Para resolver a situação, a instituição financeira pode realizar a exclusão da compra da sua fatura, caso você ainda não tenha realizado o pagamento naquele mês; caso você já tenha pago a fatura do seu cartão e só viu este problema depois, você tem direito a receber até o dobro do valor que foi gasto na sua fatura, apenas pelo transtorno.
Como evitar que o meu cartão de crédito caia nas mãos erradas?
Bom, já citamos diversas situações em que o cartão de crédito pode ser utilizado de forma indevida e, por isso, achamos importante separar algumas dicas que vão tornar as suas compras ainda mais seguras e fáceis.
A primeira coisa é que você não deve passar as suas senhas e códigos de segurança para outras pessoas, por mais que elas sejam de confiança e o mesmo vale para deixar essas senhas anotadas em papéis ou em locais de fácil acesso por criminosos.
Além disso, você não deve em hipótese alguma deixar o seu cartão de crédito salvo para compras futuras, principalmente se você estiver acessando em um sistema compartilhado por diversas pessoas, pois a possibilidade de haver um hacker querendo roubar informações é maior do que você imagina.
Por último, não poderíamos deixar de aconselhar o uso do cartão de crédito virtual, disponibilizado pela maioria das instituições financeiras, onde você contará com um novo número e um novo código de segurança para realizar as suas compras online, principalmente em sites de procedência duvidosa. O cartão virtual é gerado dentro do próprio aplicativo da sua instituição financeira em apenas alguns segundos e é um método extremamente seguro.