Anúncios
Com o surgimento do Pix, também surgiram diversos tipos de golpes utilizando este novo sistema de pagamento instantâneo. Caso alguém tenha mandando o comprovante do Pix, mas o valor não chegou na sua conta, fique atento, pois pode ser um Pix fraudulento.
Nessas horas, você deve agir rápido e comunicar imediatamente às instituições financeiras envolvidas e as autoridades policiais. Para saber mais sobre esse assunto, como o que fazer nessa situação, continue acompanhando o nosso texto:
Saiba como denunciar um Pix fraudulento
Se você acabou de passar por um golpe utilizando o Pix, onde a pessoa confirmou a transferência, enviou o comprovante, mas o valor não chegou na sua conta, é preciso agir rápido para amenizar o transtorno.
Como identificar um Pix fraudulento?
Muitas pessoas acabam caindo em golpes e transferindo valores para receber produtos, serviços ou investimentos que parecem bons demais para ser verdade. Dessa forma, o golpista desaparece e não entrega o que combinou após você concluir a transferência do dinheiro.
Há também golpistas que te fazem acreditar que o pagamento foi realizado, mesmo não sendo verdade. Todavia, o comprovante de um Pix falso costuma ter marcas de edição para alterar os valores e outras informações necessárias, como fontes e cores.
Essas mudanças são sutis e podem passar despercebidas, portanto, sempre preste muita atenção aos comprovantes de transferências. Uma dica importante, é verificar, principalmente, se a data e o horário da transação que constam no comprovante coincidem com a realidade.
Outra possibilidade de golpe é através do Pix agendado. Neste caso, o fraudador enviará um comprovante de agendamento de uma transferência Pix em vez do comprovante de transação. Assim, você deverá entrar em contato com a instituição financeira e informar os dados que constam no comprovante de agendamento.
Todos esses casos são golpes realizados a partir do Pix e devem ser denunciados o mais rápido possível.
Veja como denunciar um golpe
Se você sofreu um golpe através de pagamento por Pix, seja transferindo dinheiro para o fraudador ou recebendo um comprovante de Pix falso após uma venda, confira o passo a passo para realizar a denúncia:
Avise a sua instituição financeira
Se você realizou um Pix para a conta de um golpista, é necessário entrar em contato com a sua instituição financeira o mais rápido possível e relatar o ocorrido. Algumas instituições financeiras identificam a transação como suspeita por conta própria, bloqueando-a previamente, caso esta não esteja de acordo com o seu comportamento financeiro e outras defesas de cibersegurança.
Neste caso, você poderá solicitar a devolução do valor transferido por meio do Mecanismo Especial de Devolução do Pix. Esta medida do Banco Central busca tornar o sistema mais seguro e eficiente para os usuários.
Dessa forma, basta entrar em contato com sua instituição financeira e comunicar a fraude. Após isso, a mesma entrará com um pedido de devolução para a instituição que recebeu a transação. Lembrando que este mecanismo serve tanto para transações fraudulentas quanto para erros operacionais da instituição que enviou o dinheiro.
Informe a instituição financeira da qual o golpista é cliente
Através do comprovante de transferência é possível identificar qual instituição financeira pertence a conta do golpista. Com essa informação, você deverá comunicar o banco sobre o ocorrido para que estes tomem uma providência.
Por meio disso, você ajudará a área de fraude da instituição financeira, a qual acompanhará o caso e irá impedir o criminoso de fazer novas vítimas através da conta de forma fraudulenta.
Faça um boletim de ocorrência
Caso você passe por um golpe envolvendo o seu dinheiro, é de suma importância que este seja registrado junto às autoridades policiais por meio de um boletim de ocorrência (B.O.). Dessa forma, a Polícia Civil consegue acompanhar o caso, investigar as informações e identificar o golpista.
Dicas de segurança para evitar golpes do Pix
- Utilize apenas o site e aplicativo do seu banco para cadastrar suas chaves Pix;
- Não clique em links recebidos por SMS ou e-mail;
- Evite utilizar Wi-Fi público;
- Nunca informe sua senha para qualquer pessoa;
- Fique atento ao realizar pagamento por QR Codes;
- Desconfie de pedidos de Pix por WhatsApp.
Ficou interessado?
Quer manter-se informado sobre o mundo das finanças? Então, continue no nosso site e acompanhe outros textos que preparamos para você!